O estudante no controle da sua formação

O estudante no controle da sua formação

 

O mundo está em constante evolução, e não seria diferente no cenário da educação. Os estudantes estão mudando sua forma de pensar, sua forma de estudar, e precisamos seguir esse caminho não dando continuidade a uma educação que vai na contramão da inovação. 

 

O modelo de aulas padronizadas e repetitivas estão com os dias contados, abrindo espaço para a “Experiência de Aprendizagem”, do inglês Learning Experience. Antes de tudo, temos que entender o que é esse novo formato de aprendizagem. Tendo como principal foco seu usuário ou estudante, esse novo modelo torna o aprendizado mais produtivo, confortável e interessante.

 

Através disso, o estudante consegue criar e aplicar os conteúdos diretamente na sala de aula, tendo liberdade de se expressar sem interrupções. É o ensino na prática, trazendo a vivência de uma empresa para o ambiente acadêmico. Muitas são as vantagens desse método, por exemplo:

 

  • A Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Currículo por Competência
  • Metodologias Ativas
  • Avaliação Formativa; 
  • Tecnologias Educacionais. 

 

A Aprendizagem Baseada em Projetos tem o potencial de envolver e desenvolver estudantes a partir de relações (acadêmicas e sociais) que ultrapassam os limites físicos da universidade, trazendo engajamento no desenvolvimento das ações, além de contribuir para o fortalecimento das relações entre os estudantes, a universidade e a comunidade. Essa base é o pilar da Liga. 

 

O Currículo por Competência está diretamente relacionado à integração entre áreas do conhecimento, de modo que, para sua efetiva implementação, pressupõem-se processos de aprendizagem significativos e desafiadores.  

 

As Metodologias Ativas possibilitam que os estudantes sejam sujeitos ativos do seu processo de aprendizagem, uma vez que buscam romper com um modelo tradicional centrado em conteúdo.  

 

A Avaliação Formativa é focada no sujeito e no seu processo de ensino-aprendizagem, de modo que seu papel não está relacionado a processos probatórios com fins de atribuição de valores/notas, mas está intrinsecamente relacionado à formação dos sujeitos. Por esta avaliação é possível identificar os avanços e as dificuldades dos estudantes, contribuindo para que o professor possa reorganizar sua prática de modo a atender as necessidades educativas dos discentes. 

 

As Tecnologias Educacionais são recursos utilizados para potencializar a aprendizagem. Em um mundo cada vez mais conectado, em que as informações circulam rapidamente e livremente através dos meios digitais, abster-se do uso de tecnologias do processo educativo seria desconectar o ato de aprender do mundo real.  

 

A transformação da educação já começou aqui na Liga Educacional. Se você também está cansado de aprender apenas de forma teórica e quer aprender na prática, vem com a gente!

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