O papel da aplicabilidade na absorção do conteúdo

O papel da aplicabilidade na absorção do conteúdo

Durante todo o processo de aprendizagem, o estudante se limita a aprender apenas o que é dito na sala de aula, focando naquilo em que acredita que será utilizado no seu cotidiano.

Ao ensinar matérias e assuntos que aparentemente todos creem não ter uma aplicação após a formação, os educadores deveriam elucidar para os estudantes o motivo pelo qual se está aprendendo aquele conteúdo e em quais momentos ele será utilizado. Essa falta de aplicabilidade em muitos assuntos aprendidos durante a vida escolar e acadêmica levam muitos de nós a entender que certos conhecimentos são inúteis, já que eles não serão aplicados na vida profissional.

Essa aparente falta de aplicabilidade, sejam em materiais escolares ou de instituições de ensino superior, faz com que ideias importantes que podem mudar o rumo da vida dos estudantes se percam.

A falta de informações adequadas e cultivadas através do aprendizado consciente e aplicável são capazes até mesmo de influenciar decisões futuras dos estudantes.

Durante uma live realizada pela Liga Educacional, a convidada Cláudia Côbero, psicóloga e coordenadora de graduação na FAEX, expõe que o estudante guarda o conteúdo até o momento da avaliação e, após isso, ele esquece. Tudo aquilo que teoricamente supõe-se que ele havia aprendido não foi de fato incorporado.

Ele simplesmente guarda esse conhecimento dentro de sua memória de curto prazo para se destacar e conseguir uma boa nota na avaliação. Cláudia diz que é comprovado dentro de sala de aula que, feitas essas provas, o estudante esquece o conteúdo uma semana após as avaliações. 

Ou seja, após esse tempo, caso o professor faça uma revisão, a maioria dos estudantes já não saberá mais como resolver as questões.

Cláudia alerta o quanto isso é grave e ainda muito comum em sala de aula, frisando o quanto a questão da aplicabilidade é necessária para uma verdadeira mudança educacional e como essa transformação influencia no perfil comportamental das pessoas.

No momento em que se desenvolve essa aplicabilidade nos conteúdos passados aos estudantes, o educador consegue instigá-los a tornarem-se pessoas mais críticas e conectá-los com o mundo real.

Dessa forma, é possível preparar melhor os futuros profissionais para o competitivo mundo corporativo, formando pessoas mais preparadas para executar suas profissões de maneira eficiente e engajada.





voltar