Soft e hard skills: principais impactos

Soft e hard skills: principais impactos
Redação Liga | 25/02/2021

Diferenças entre Soft e Hard Skills

 

As hard skills são habilidades técnicas que podem ser facilmente quantificadas e podem ser avaliadas através de certificados e diplomas. Alguns exemplos de hard skills são a edição, engenharia, informática, enfermagem , tradução e mecânica.

 

           Já as soft skills são habilidades mais subjetivas que dizem respeito às habilidades individuais das pessoas, como por exemplo a comunicação, a resolução de conflitos, o pensamento crítico, a empatia e a ética.

 

As habilidades técnicas são importantes para o preenchimento de vagas, mas não são as únicas. As habilidades comportamentais também são muito relevantes, apesar de mais subestimadas, no mercado de trabalho. Isso porque é muito mais fácil para a empresa treinar uma habilidade técnica do que uma habilidade interpessoal e comportamental.

 

Como desenvolver Soft e Hard Skills

 

Adquirir e aperfeiçoar soft e hard skills tem sido cada vez mais importante e requisitado para o cotidiano das empresas. A busca por programas de capacitação profissional, como cursos técnicos, graduação e pós-graduação, contribui para que o colaborador adquira conhecimentos pertinentes dentro da sua área de atuação. O setor de RH das empresas é responsável por promover ações, programas de treinamento, palestras e workshops que também contribuam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

 

O papel das IES no desenvolvimento das Soft e Hard Skills

 

             Muitas Instituições de Ensino priorizam apenas as competências objetivas, as hard skills, e acabam por não oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de suas habilidades comportamentais, e isso pode ser um grande problema na vida profissional do indivíduo. 

 

A metodologia da Liga procura integrar as soft e hard skills de maneira a fornecer um desenvolvimento completo dos estudantes em suas IES. 

 

            Através do Liga online, os estudantes podem desenvolver suas competências através do desenvolvimento de projetos reais e ao mesmo tempo aprender mais sobre as habilidades comportamentais.

 

                  Raphaela Novaes compõe parte do time da Liga e fala um pouco mais sobre como as soft skills são abordadas na plataforma Liga online:

O desenvolvimento de competências prevê que o indivíduo possua não só conhecimentos teóricos, nem ao menos apenas habilidades práticas, mas que isso esteja associado e aliado também às atitudes. Para que sejamos competentes para algo temos que desenvolver tanto as softs skills, como as hards skill, ambas são essenciais e devem ser trabalhadas de maneira integrada.

Dentro do LIGA ONLINE os estudantes além de desenvolverem as competências através de projetos reais, gerenciam sua formação e trajetória acadêmica: que competências eu já possuo? Quais as competências que ainda preciso desenvolver? Quais são as softs e hard skills importantes para o meu desenvolvimento profissional e pessoal? Para além disso a plataforma oferece também para todos os usuários uma gama de softs skills essenciais para qualquer profissional do futuro. 



voltar