A sala de aula invertida e a mudança na lógica tradicional das aulas

A sala de aula invertida e a mudança na lógica tradicional das aulas

Na sala de aula invertida, o protagonista é o estudante. Nesse sentido, o aluno faz em casa o que seria feito em sala de aula e, consequentemente, realiza em sala os trabalhos, atividades e projetos que eram feitos em casa. Essa metodologia faz com que o estudante chegue em sala de aula pronto para absorver todo o aprendizado proposto, pondo em prática tudo o que se foi aprendido. 

Nesse cenário, o professor tem o papel de orientador e facilitador, com a principal tarefa de transformar a sala de aula em um ambiente de prática, colocando o aluno como protagonista em todos os momentos.

Como desenvolver a sala de aula invertida? Aqui vão algumas dicas:

  • Estimule o trabalho dos alunos – Todos os alunos devem estar ativos e participando de todo o processo. Os estudantes devem questionar, solucionar e realizar projetos.
  • Crie uma cultura de feedback – Sugestões, comentários e críticas devem ser dados para construção dos conhecimentos dos alunos.
  • Incentive as diversas atividades – O professor, agindo como um facilitador nas tarefas, deve incentivar os alunos na realização de todas as tarefas propostas.

A sala de aula invertida reconhece que a informação também está fora da Instituição. Sendo assim, o professor aproveita e usa recursos tecnológicos que fazem parte do cotidiano do aluno, disponibilizando conteúdos online que apresentam vantagens para um ensino mais atrativo.

Um dos principais objetivos da sala de aula invertida é desenvolver as habilidades dos alunos, propondo abordagens inovadoras e conteúdos práticos. Com isso, o estudante chega na aula muito mais preparado para desenvolver debates com segurança na sua fala.

Vantagens de adotar a sala de aula invertida:

  • Melhora no desempenho;
  • Valorização do professor;
  • Engajamento dos alunos com dificuldade;
  • Aulas mais participativas.

Vale lembrar que essa não é o ‘’método certo’’ de ensino, é uma das milhares de possibilidades que dão certo. Inclusive, estudos apontam que na Universidade de Havard, há um ganho na aprendizagem de até 79% entre alunos que praticam essa metodologia e alunos que cursaram o ensino convencional.

 

Referência:

Escola de inteligência. (20 de agosto de 2018). Você sabe o que é a sala de aula invertida? Fonte: Escola de Inteligência

Árvore. (21 de julho de 2021). Sala de Aula Invertida: saiba tudo sobre o conceito e como aplicar! Fonte: Árvore

Globo.com. (20 de abril de 2015). Sala de aula invertida: a educação do futuro. Fonte: Globo.com

voltar