Tecnologia e educação: a importância de uma união consciente para a formação do futuro

Tecnologia e educação: a importância de uma união consciente para a formação do futuro

O uso da tecnologia como ferramenta de ensino traz diversas possibilidades para os professores e para a educação de forma geral, facilitando o aprendizado e aumentando o interesse por parte dos alunos. Quando falamos de inovações no ensino, focamos na ligação entre conteúdo e novos meios de interação.

“A tecnologia digital substitui as tarefas repetitivas, mas não a sensibilidade e a criatividade”, afirma Cassio Miori, diretor de marketing da Somos Educação.

No mundo pós pandemia, investir em um modelo educacional que conta com o auxílio da tecnologia fez com que muitos alunos continuassem as suas trajetórias acadêmicas sem sair de casa. As soluções tecnológicas não só ajudam o estudante a aprender de onde quiser, como também facilitam o trabalho do professor. Mas, para isso, é preciso entender qual a intenção do uso da tecnologia.

A transformação digital não ocorre de forma abrupta, explica Miori. Para ele, os equipamentos e a plataforma não se convertam em uma pirotecnia digital, mas sim, no impulso para o interesse e o entusiasmo crescentes. Uma transformação importante é que o aluno passa a ser o centro do processo de aprendizagem, passando a desenvolver de forma exponencial a sua autonomia. Cabe ao professor aplicar metodologias ativas de aprendizagem, ou seja, desafiar o aluno, provocá-lo e se posicionar como mediador.

A educação precisa se manter atualizada em sintonia com as novas tecnologias, mas essa união precisa ser consciente e preparada. Treinamentos com os educadores, levantamentos de pesquisa de opinião e uma conversa sincera com os seus colaboradores é uma forma de mostrar que a sua IES pode sim ser inovadora sem perder o acolhimento da sua cultura organizacional.

Pensando nessa junção, a LIGA traz a primeira multiplataforma de aprendizagem, onde o aluno acessa todo o conteúdo, interage com os professores, faz os seus projetos e acompanha e controla a sua trajetória acadêmica de onde estiver. Tudo, claro, sendo o protagonista da sua própria jornada.

voltar