Inovação incremental

Inovação incremental
Diana Carvalho | 26/04/2022

A inovação incremental é uma serie de pequenos e constantes reparos feitos em produtos e processos que já existem em uma empresa, visando a melhoria constante da organização e de suas entregas. O termo inovação incremental ficou conhecido como um modelo de inovação pela primeira vez em 1939, com o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter.

Desde o seu surgimento, as organizações aplicam a inovação incremental como estratégia para se diferenciarem de sua concorrência. Isso porque, com melhorias contínuas e de impacto, é mais fácil reduzir resultados negativos.

A inovação incremental é caracterizada por:

  • Continuidade - a inovação é tratada como um processo permanente;
  • Menos complexidade e mais assertividade – processos simples são o segredo;
  • Sustentabilidade - o negócio não precisa assumir grandes riscos para crescer;
  • Custo baixo – inovar incrementalmente custa menos.

O principal benefício da inovação incremental é a competitividade, já que, com melhorias contínuas, a empresa mantém a relevância e se adequa as exigências do mercado. Junto a isso, o LTV, que significa valor de vida do cliente, fica maior e, quanto maior esse valor, melhor para o aumento da receita e o foco da equipe na melhoria contínua do portfólio atual. 

Para implementar a inovação incremental na empresa, é preciso que ela faça parte da cultura de inovação do negócio e que todos os agentes estejam totalmente conectados com esse método. É preciso que os colaboradores tenham conhecimento sobre esse tipo de inovação e que os líderes estejam dispostos a ouvirem suas ideias. Afinal, ninguém melhor para conhecer o produto ou serviço oferecido do que aqueles que lidam diretamente com eles todos os dias.

Algumas boas práticas ajudam a implementar a inovação incremental na sua empresa, são elas:

  • Gerar novas ideias;
  • Possuir um plano de ação;
  • Fazer testes.

É preciso entender que cada empresa possui seus próprios desafios e deve buscar soluções para a resolução deles. Não existe um caminho único a ser seguido, mas existem ótimos resultados quando se entende o que é melhor para a sua organização.

voltar