PBL vs PrBL

PBL vs PrBL

Você sabe a diferença?

Há tempos que as Metodologias Ativas surgiram no vocabulário das Instituições de Ensino como sinalização de um movimento de inovação. Ainda que elas não sejam suficientes para resolver por completo o problema do modelo de ensino tradicional em relação às necessidades reais do mercado de trabalho, o qual vai muito além da prática em sala de aula, esse é um passo importante como alternativa ao padrão ainda presente em larga escala: a aula expositiva.

Algumas das metodologias ativas mais utilizadas e respeitadas são: aprendizagem baseada em problema e aprendizagem baseada em projetos. A distinção entre elas, incluindo vantagens e desvantagens, ainda é algo muito discutido no meio acadêmico. 

Esses debates, mesmo que necessários para a evolução da ciência da aprendizagem, muitas vezes (a meu ver), parecem não levar a lugar algum. As discussões acabam sendo conduzidas para um caminho de defesa de egos, onde o mais importante é provar quem está certo ou errado… ou seja, improdutivas e sem resultado prático para o estudante = aprendizagem!

Quer um ótimo exemplo de debate de baixo valor?
O acrônimo “PBL” representa qual das 2 metodologias?!

Se não mudarmos a forma como enxergamos a sala de aula, os estudantes e o papel como professor, não há metodologia que faça a diferença, pois continuaremos focando no ensino e não na aprendizagem.

 Para quem curte e se preocupa, de fato, com a aprendizagem e não em defender apenas seus próprios conhecimentos, vale a leitura deste belo artigo publicado pelo Buck Institute | PBLWorks: https://www.pblworks.org/blog/project-based-learning-vs-problem-based-learning-vs-xbl

Vamos mudar a forma de ver a educação, juntos?

- Joca Padilha

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