A importância do Marketing 5.0 nas organizações

A importância do Marketing 5.0 nas organizações
Larissa Silva | 25/01/2022

Também conhecido como “tecnologia para a humanidade”, o marketing 5.0 alinha as transformações digitais ao conhecimento humano para a melhor experiência do cliente. Mesmo com todos os efeitos da vida moderna tecnológica envolvendo mudanças comportamentais, privacidade e automação de alguns empregos, não se pode negar que a sua inserção no cotidiano moderno é irreversível e permanente. Sendo assim, a única saída é a adaptação e utilização dessa ferramenta a favor dos seus usuários.

Segundo a Fundação Instituto de Administração,

O Marketing 5.0 já é realidade. Ele nasce da evolução da disciplina de Marketing, que se adaptou a mudanças promovidas pelas inovações tecnológicas e fatores que transformaram a realidade da sociedade mundial, como a pandemia de Covid-19 (FIA, 2021).

Após viver o impacto de uma pandemia mundial, muitas organizações precisaram se adaptar à forma de se relacionar com os seus clientes, precisando utilizar a inovação, criatividade e experimentação para utilizar a tecnologia como ferramenta de captação e fidelização dos clientes. Essa foi a oportunidade perfeita para a criação de um novo movimento de marketing pensado na união do capital humano com as ferramentas tecnológicas disponíveis.

Considerado o “pai do marketing moderno”, Philip Kotler decide criar um novo conceito de marketing, considerando o cenário de sobrevivência através da inovação enfrentado pelas empresas na pandemia da Covid-19. Sendo assim, em 2020 o conceito de “Marketing 5.0” surgem em um livro estruturado em três pilares: diferenças que dividem o público, novos modelos de negócio e inteligência artificial.

Em seus elementos, o Marketing 5.0 transforma a experiência do cliente em uma jornada pensada e premeditada pela organização. As decisões digitais da empresa conseguem ser mais assertivas e, assim, os resultados mais positivos (MORAIS, 2021). São elementos do Marketing 5.0:

  • Marketing baseado em dados – análise de dados e mapeamento da jornada do cliente para a criação de um mix de mídia de comunicação mais efetivo.
  • Marketing preditivo – gestão do cliente, produto e marca para previsão de resultado de ações, lançamento de produtos e popularização de conteúdo.
  • Marketing contextual – utilização de sensores para entrega de conteúdo personalizado para o cliente.
  • Marketing aumentado – captura de leads através de conteúdos e força de venda.
  • Marketing ágil – Análises em tempo real do cenário externo e interno da organização.

Mesmo sabendo que é financeiramente muito difícil para uma organização de médio porte atacar em todos os elementos e frentes sugeridos pelo Marketing 5.0, é preciso se atentar para as possibilidades abertas por essa nova forma de comunicação.

Vender um produto online não é difícil, mas tornar a experiência do seu cliente única, exclusiva e efetiva é o que destaca a sua organização de todas as outras.

Chegou a hora de assumir as novas tecnologias no seu dia a dia.
Vamos mudar a forma de pensar a jornada do cliente juntos?

Vem pra liga!

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REFERÊNCIAS:

MORAIS, Aline Autran. (4 de janeiro de 2021). Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. Fonte: IDEIAMAIS

FIA. (2 de março de 2020). Marketing 5.0: O que é, objetivos, exemplos e como aplicar. Fonte: Fundação Instituto de Administração 

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