Soluções para a educação em tempos de fake news

Soluções para a educação em tempos de fake news

Fake news, ou notícias falsas, são informações enganosas com estrutura jornalística que viralizam como se fossem verdadeiras, especialmente em redes sociais. Com a democratização das redes é possível que todos possam produzir uma matéria sobre qualquer tópico ou assunto. Essa liberdade traz uma diversidade de opiniões e, diferente de notícias jornalísticas que são imparciais e precisam relatar fatos, as fake news podem vir com muito apelo vinculado a crenças e posicionamentos. Diante disso, imagine quando as fakes news se misturam dentro do mundo da educação...

As redes trouxeram um desafio para o processo de educar: já que existe uma grande oportunidade de compartilhar opiniões, esses espaços influenciam muito nos modos de pensar e agir dos alunos. E ainda que a internet seja fonte de conhecimento imensurável, ela também é um espaço de manifestações. Mediante a isso, cabe ao educador o papel de aplicar uma aprendizagem relacionada somente a disciplina lecionada, sem interferir com suas crenças.

Para verificar se as informações que circulam são verdadeiras ou não e colaborar no processo educacional com a verdade, sugerimos esses checadores de fake news:

  • Agência Lupa
  • Aos fatos
  • Fato ou fake
  • Snopes
  • E-farsas.

Inventar notícias é um ato de confrontar a verdade e criar rumores que espalham desinformação e mobilizam um desserviço. É preciso reforçar a necessidade de que as instituições de ensino busquem checar sempre o que compartilham com seus estudantes e valorizem sempre a pesquisa pela verdade.

Uma ideia bacana é incentivar os alunos a investigar para demonstrar o porquê aquela notícia é falsa e de que maneira foi transformada. É possível fazer isso de forma bem simples, como: verificando a fonte da notícia, ortografia, url do site, autor do conteúdo, data da publicação, leitura até o fim a matéria publicada, além do título e pesquisar mais fontes de conteúdo com a notícia veiculada.

Não deixe que as fakes news invadam sua instituição e afetem sua reputação e a educação de seus alunos. Ajude a combatê-las e apresente maneiras de enfrentar esse problema e dominar as ferramentas de verificação, como sugerido acima. Uma instituição que se compromete com a verdade, cria conhecimento que dissemina qualidade.

voltar