#Educadores: dicas para o EAD

#Educadores: dicas para o EAD
Redação Liga | 28/06/2021

Nossa equipe separou algumas dicas para ajudar você, educador, que se vê muitas vezes perdido navegando nos mares da educação à distância.

Acreditamos que o primeiro passo é entender que o EAD não pode ser uma mera transposição do ensino presencial para o meio virtual. Precisamos compreender as suas particularidades e usar a tecnologias e as diversas ferramentas existentes para potencializar todo o processo educacional. Mas, um passo de cada vez: se liga nas dicas que separamos pra você do artigo "7 Dos & Don’ts for Post-Pandemic Teaching With Technology", de Flower Darby: 

1.Garanta um "descanso visual" para os estudantes. Muito tempo de videoconferência causa cansaço visual. Você pode gravar mini-aulas (de 5 a 8 minutos) para os alunos assistirem com antecedência em preparação para atividades em grupo em sua aula de Zoom.

2. Intercale explicações com atividades produtivas e ativas. Você pode pedir para que os estudantes façam perguntas com poucas palavras pelo chat. Você também pode promover pesquisas em classe e exercícios de reflexão em par no tempo de dois minutos.
 
3. Aproprie-se das ferramentas tecnológicas que você usa com os seus estudantes. Certifique-se de ter um grau de confiança para operar a ferramenta você mesmo.
 
4. Use formulários para recolher feedbacks de como foi a aula. Algumas sugestões:
 
- Google Forms
 
- Type Form
 
- Cognito Forms
 
Questões simples como "O que você achou dessa leitura?" ou "Que perguntas você tem sobre esse material?" podem te ajudar a ajustar sua lição de acordo com as dúvidas dos seus estudantes. Uma pesquisa simples no Formulários Google pode resolver o problema.
 
5. Menos é mais. Tecnologia não é só sobre o digital. Você pode usar a sua criatividade, desde que ela tenha uma intencionalidade bem definida.
 
6. Você não precisa usar tecnologias extravagantes o tempo inteiro. Você pode, por exemplo, propor um exercício em que eles tenham que sair da plataforma e voltar "à realidade" por alguns minutos e depois regressar à aula online. Por exemplo: sair para desenhar algo ao ar livre e depois voltar para a sala de aula.
 
7. Ofereça mais atividades e materiais assíncronos. Isso também permite que você ensine de maneira mais inclusiva, já que
nem todos os estudantes têm acesso igual a um serviço confiável de internet de alta velocidade.
 
8. Dê ênfase à interação com e entre os alunos. Se você adicionar atividades assíncronas, não sacrifique a comunicação com os alunos. Se você ensina no Zoom, não negligencie as oportunidades de os alunos se conectarem. Você pode propor que os alunos se reúnam por uma videochamada para resolver questões coletivamente pelo Google Docs.
 
Referência:
 
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